quarta-feira, 10 de outubro de 2012


A INSEGURANÇA DOS FOROS EM SÃO PAULO

De perto, ninguém é normal


Há tempos pedimos mais segurança para os profissionais e operadores do direito no exercício de suas funções nos diversos foros de São Paulo, tanto os da Justiça Estadual como os da Justiça Federal, e de fato foram criados aparatos de segurança, tais como portas giratórias e revistas pessoais bem apuradas para o ingresso nos ambientes forenses.

Acontece que tais aparatos de segurança não são para todas as pessoas.

Funcionários e colegas membros da magistratura e do ministério público, que até mesmo em razão de suas funções têm porte funcional para arma de fogo, não estão obrigados a passar pelos aparelhos de segurança.

Evidentemente que tal situação é pior do que a situação anterior, pois se antes sabíamos da insegurança e assim agíamos de modo e estarmos mais atentos, agora existe uma falsa sensação de segurança que nos faz um pouco mais displicentes na proteção pessoal.

Temos vários exemplos recentes de homicídios e ate mesmo suicídios praticados por pessoas que tinham o porte funcional de arma de fogo devidamente autorizados e mais ainda: presenciamos momentos de grande falta de temperança e de verdadeiros acessos de fúria por parte de funcionários públicos. Evidentemente que tais episódios são exceções, assim como também é exceção qualquer atitude delituosa de um cidadão. Mas, são exatamente essas exceções que colocam em risco todo o aparato de segurança que se quer apresentar nos foros e prédios públicos de São Paulo.

Afinal de contas, porque alguns podem portar arma de fogo, e outros não??? Porque funcionários e alguns colegas podem adentrar os próprios de nossos tribunais sem a devida e imprescindível revista e outros não???

Continuamos a vivenciar a mais pura insegurança dentro do lugar mais sagrado da distribuição de justiça, ou seja nos nosso tribunais. E, como exercitar justiça em um ambiente assim??? Ou se proíbe o porte de qualquer tipo de armamento para todos dentro do ambiente forense ou se para com a hipocrisia dos detectores de metais e revistas obrigatórias!!!

Um comentário:

  1. A Paz de Cristo!

    Amei conhecer seu blog!
    Sabe irmão, fazer novas amizades e compartilhar postagens é uma forma de expressar a comunhão que existe entre nós, membros do Corpo de Cristo.
    Ficaria muito feliz se visitasse a minha página e a alegria seria completa se tornasse um seguidor...
    http://frutodoespirito9.blogspot.com/
    Sigo de volta!

    Em Cristo,

    ***Lucy***

    P.S. Deixo o convite para conhecer o blog do irmão Araújo. Mensagens um tanto polêmicas, porém abençoadoras.
    Vale a pena acessar:
    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    ResponderExcluir