segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

AUTORIDADE PASTORAL

FÉ IMITADA

Lembrai-vos dos vossos pastores, que nos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. Hebreus 13:7

Estávamos, minha esposa e eu ministrando em um congresso de evangelização de jovens, no Rio de Janeiro, quando surgiu o assunto do respeito devido ao pastor e da “autoridade pastoral”. O grupo no qual estávamos servindo iniciou uma pequena discussão sobre tais assuntos. E isto nos fez refletir sobre a dita “autoridade pastoral”.
Na verdade a palavra autoridade sugere uma relação de hierarquia e poder, e certamente essa não era a ideia de Jesus sobre a relação entre a Igreja dEle e os pastores que servem a esta igreja. Quando Jesus e Paulo tratam de "autoridades" é sempre fora do contexto de sua Igreja, e foi claro em definir que TODA e qualquer autoridade tem sua origem no Deus eterno. Ele é o único dono de toda autoridade. Nada existe na Bíblia sobre pastores estarem investidos de qualquer tipo de autoridade, portanto nenhum pastor está investido de qualquer autoridade especial. A Bíblia NÃO fala que pastores tenham que ser obedecidos. O único a quem devemos obediência é ao Senhor Jesus. Nós pastores fomos chamados para servir a Igreja que não é nossa, mas que tem um dono e o nome desse dono é Jesus, o Cristo, o ungido e salvador, o único Deus Eterno e Senhor...
Alguns argumentam que Paulo manda que estejamos sujeitos às autoridade (Rom. 13), mas esse texto nada tem haver com pastores mas sim com a relação entre igreja e estado.
Pastores estão a serviço da Igreja, e é a essa Igreja, corpo vivo de Cristo que Deus delega sua autoridade, não a este ou aquele pastor. A Bíblia nada fala sobre (pastores) sermos grandes pregadores da palavra, sobre sermos grandes administradores, sobre liderarmos grandes massas e gerenciarmos grandes orçamentos, A nós pastores resta vivermos vida de fé a ser imitada, e é assim que pastoreamos a Igreja do Senhor Jesus.

4 comentários:

  1. "Seu posicionamento nao e bíblico" no início do versículo de Hebreus 13:7 Diz obedecei aos vossos pastores (SÓ para começar)ai vc diz que não está escrito na bíblia que devemos obecer o pastor.A autoridade está sim sobre os pastores todos serão cobrados por isso é se eu obedeço a a autoridade pastoral automaticamente obedeço a autorida Ďivina.

    ResponderExcluir
  2. "Seu posicionamento nao e bíblico" no início do versículo de Hebreus 13:7 Diz obedecei aos vossos pastores (SÓ para começar)ai vc diz que não está escrito na bíblia que devemos obecer o pastor.A autoridade está sim sobre os pastores todos serão cobrados por isso é se eu obedeço a a autoridade pastoral automaticamente obedeço a autorida Ďivina.

    ResponderExcluir